14.12.09

Conhecer é crer em quê?

Caminhos tenebrosos e distantes devem ser percorridos e desvendados, seres monstruosos precisam ser afrontados e animais venenosos, encarados, para que, no pico mais alto da montanha mais elevada, encontre-se uma caixa com algo muito valioso dentro, que o comodismo impede que tantos alcancem: o conhecimento.

Ter sabedoria demanda uma determinação que nem todos estão dispostos a enfrentar, pois o certo, nem sempre, é fácil. Como exemplo, há algum tempo, na praia de Jacumã, na Paraíba, para facilitar a pescaria, alguns pescadores soltaram uma bomba dentro de um rio, causando a morte e a infecção de vários peixes, que foram recolhidos para a venda. Um homem mais instruído disse que aquilo não era correto, e aqueles animais não serviam para alimentação, pois estavam contaminados, entretanto poucas pessoas acreditaram em suas palavras, alegando que depois de cozido, tudo ficaria bom. Quem confiou no rapaz e não comeu aqueles animais nada sentiu, contudo os que consumiram, logo depois, ficaram doentes, e os que não receberam o tratamento adequado pagaram pela falta de conhecimento com a vida.

Ter sapiência não é tão difícil, porém também não é simples, porque demanda dedicação. A falta do saber não está ligada à crença, à raça ou à classe social, mas está conectada à ausência da valorização da ciência, situação em que pensar não é prioridade.

4 Fale para o Chef:

Italo disse...

Isso me lembra o saudoso professor Candeia, um dos poucos que tentaram nos ensinar a realmente pensar. E quando se aprende a pensar, o aprendizado de qualquer outra coisa ocorre bem mais fácil. =]

FabioZen disse...

Pensar é bom ou ruim?Talvez as pessoas que sentem mais do que pensam sejam mais alegres.O pproblema é quando aprende a pensar e enxerga o mundo diferente,as pessoas,suas limitações,anteve suas patéticas e repetitivas reações.Gosto muito desse tema e produzi vários contos intimistas lá no http://oficinamissoes.blogspot.com/ ,dá uma espiada,tenho quase certeza que vais gostar.Belo blog.Abrç!

Diogo Freitas Zumak Passos disse...

realmente mto bom..
seu chat bar

Amando Ramos disse...

e ainda dizem que pensar dói...

é... quem comeu o peixe nem sentiu dor... só perdeu a vida! o q é mínimo! Não?

Não é nada fácil viver nessa sociedade sem olhar a ciência! É um desafio kamikaze!

Postar um comentário

- Leia o post antes de comentar!
- Um bom comentário recebe resposta!

Dê a sua opinião!